VII Fórum Social Sul começa dia 28/10


Desde 2004, a cada dois anos, a comunidade, os movimentos sociais, culturais e religiosos, estudantes e demais cidadãos
interessados nos direitos humanos, justiça social, ampliação dos espaços de participação social e democratização da sociedade brasileira têm realizado na zona sul da cidade de São Paulo, especialmente na região das Subprefeituras de M’Boi Mirim e Campo Limpo, o Fórum Social Sul.

O objetivo do encontro é unir os cidadãos das distintas periferias para o debate público e compartilhamento de experiências e conhecimentos com representantes das entidades locais, organizações e movimentos sociais, universidades, lideranças religiosas, políticas e comunitárias, empresári@s que atuam na região, além das instâncias do poder público – Municipal, Estadual, Federal.

Este ano, o VII Fórum Social Sul leva o tema “Uma outra periferia é possível, necessária e urgente: ocupar, resistir e articular!”, e começa no dia 28/10 na sede da Sociedade Santos Mártires (Rua Luís Baldinato, 09 – Jardim Ângela), e encerra em 2/11 com a Caminhada Pela Vida e pela Paz, que já é tradicional na região.

 

Confira a Programação Inicial (sujeita a alterações)

 

28/ 10 (sábado) – Abertura do VII Fórum Social Sul com a Peça Teatral / MUSICAL do Grupo PAIDEIA sobre a Vida de Santo Dias.

 

29/ 10 (domingo) – Festival de Jovens sobre o tema do Fórum.
Celebração dos Mártires (Paróquia Santos Mártires); Ação dos Escoteiros (Ângela de Cara Limpa); Movimentos de moradia e as lutas históricas no território; Defesa e Garantia de Direitos: Defensoria Pública e Ministério Público – (a confirmar); Saúde no território – Tendas (Monte Azul, CEJAM, Hospital e Casa Ângela); Feira de economia solidária e exposições.

 

30/ 10 (segunda-feira): Ocupar e Resistir: educação e cultura a partir das periferias.
Educação infantil, educação inclusiva, educação jovens e adultos; Desmonte das políticas sociais: educação e cultura na periferia: como estamos? E o que queremos? (Cursinhos Populares, Café Filosófico, Fórum da Educação, Educação e Cultura, CIEJA Campo Limpo e Unidiversidade de Saberes – a confirmar); Rodas e Oficinas: questões socioambientais – Sec. Verde e Meio Ambiente, Parques e PAVS (a confirmar).

 

31/ 10 (terça-feira) – Resistências e Articulações: as juventudes em pauta!
Rede de Resistência e Proteção contra os genocídios; Oficinas com Jovens Construindo o Futuro: Temas: “O ensino além do verbo TO BE”; “O Fluxo: a cultura da ponte pra cá” “Várias Faces da Violência”. Rodas e Oficinas: questões socioambientais – Sec. Verde e Meio Ambiente, Parques e PAVS (a confirmar); Missa e Homenagem ao Santo Dias – Cemitério Capela do Socorro.

 

01/ 11 (quarta-feira) – Articular os Fóruns e Redes na Zona Sul.
Rodas e Oficinas: Políticas e Serviços da Assistência Social. FAS M’ Boi Mirim; Fóruns temáticos e regionais da zona Sul: Fórum de pesquisadores de M ‘ Boi Mirim; Roda de Conversa: “Redes, Fóruns e Territórios”.

 

02/ 11 (quinta-feira) – Encerramento com a 22° Caminhada pela vida e pela paz – Por uma cidade Justa: ocupar, resistir e articular!

Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *