´[Atualização – 11/10/2021 – Inscrições encerradas]
O curso busca oferecer ferramentas para atuar na transformação social e a lidar com conflitos cotidianos das comunidades ou encaminhados pelo poder judiciário, a fim de disseminar possibilidades de resolução não violenta dos conflitos junto aos moradores e em diálogo com as políticas públicas e entidades locais. A formação também fará um diálogo com a educação popular de Paulo Freire.
A formação é gratuita e será realizada em 12 encontros entre os dias 23 de outubro e 07 de dezembro de forma online: às terças-feiras, das 19h às 21h30 e aos sábados, das 09h às 12h.
As aulas serão ministradas pela equipe de facilitadoras e facilitadores de Justiça Restaurativa do CDHEP, que irão abordar os seguintes temas:
1. O que te motiva: Atividade da linha da vida 2. Como somos violentas 3. Desenvolvimento destrutivo do conflito 4. Iniciar explicação sobre as necessidades e sentimentos 5. Lógica das verdades, necessidades 6. Desconstrução da punição 7. Justiça Restaurativa e os marcadores sociais 8. Crítica ao campo da justiça restaurativa a partir do pensamento de Paulo Freire 9. Lógica da perguntas Restaurativas do informal para o formal 10. Vivência de círculo Vítima – Ofensor – Comunidade 11. Vivência de um círculo de paz 12. Círculo de Paz – Fundamentos 13. Conferência do Grupo Familiar – Fundamentos 14. Vivência – Conferência do Grupo Familiar 15. Simulação de um caso concreto a partir de um caso apresentado 16. Exercício de facilitação de círculo dentre os participantes
Serão oferecidas apenas 25 vagas e esta edição será destinada preferencialmente às lideranças comunitárias e militantes de movimentos da cidade e do campo.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por este formulário online.
Ao final do curso, todes receberão certificado descrevendo a aula e quantidade de horas de sua participação.
Comments