top of page

Formação de prática restaurativa: Vítima-Ofensor-Comunidade (VOC) chega em Pernambuco

  • comunicacao6949
  • 12 de dez. de 2019
  • 1 min de leitura

Entre os dia 2 e 4 de dezembro de 2019, o CDHEP em parceria com a Nova Ética – Centro de Cuidado da Convivência Humana, ofereceu o curso de prática restaurativa: Vítima-Ofensor- Comunidade (VOC), na cidade de Recife, Pernambuco. Essa metodologia é utilizada em inúmeros países do mundo. Sua prática consiste em focar em respostas restaurativas a partir de um ato disparador com a participação da “vítima”, do “ofensor” e suas respectivas comunidades de afeto. 

Ao longo de três dias, foram trabalhados os conceitos básicos de Justiça Restaurativa que estão inseridos nos procedimentos do VOC como os pré-círculos e círculos de diálogo onde as partes têm a possibilidade de serem ouvidas de forma acolhedora e restaurativa. O curso trabalhou também casos reais em que as intervenções foram realizadas através desta perspectiva que se preocupada em recompor o tecido social ao invés de infringir mais sofrimento às partes envolvidas. Por fim, os participantes tiveram a possibilidade de levantar casos concretos de sua prática de intervenção em que a metodologia VOC poderia ser implementada.

O curso contou com a presença de 21 pessoas que, além de Pernambuco, vieram do Rio Grande do Norte e de Alagoas. No final, o curso com seu formato prático e denso, foi avaliado de forma muito positiva pelos seus participantes, superando as expectativas iniciais.

“Ficou o desejo de que novas ações e encontros restaurativos  voltem a acontecer em breve. Foram dias de trocas muito potentes e generosas. Fica aqui nosso caloroso agradecimento à turma que participou do curso e a Nova Ética que nos acolheu de forma tão intensa e profunda”, diz Nelly Boonen, facilitadora do curso.


Comments


Receba novidades por email

Obrigado pelo envio!

logo-home.png

O Centro de Direitos Humanos e Educação Popular

de Campo Limpo (CDHEP) é uma organização popular que tem como objetivo promover estratégias de formação, articulação, comunicação e incidência política para prevenir e superar as diversas formas de violência, sobretudo nas periferias, e contribuir com a construção de um projeto popular, anticapitalista, antirracista e antipatriarcal para o Brasil e para a América Latina.

CDHEP

R. Luís da Fonseca Galvão, 180 - Parque Maria Helena,

São Paulo - SP, 05855-300

(11) 5512-1441

Acompanhe nossas redes

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Whatsapp
bottom of page